A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem grande prazer em convidar você, seus alunos e sua escola para participar do PROJETO ERATÓSTENES, o qual visa medir o raio de Terra, usando o método do grego Eratóstenes.
CONVITE PARA PARTICIPAR DO PROJETO ERATÓSTENES!
Que tal medir, com sua escola e com muitas outras do Brasil (e de outros países), o raio da Terra, assim como Eratóstenes fez há uns dois mil e trezentos anos atrás?
Há mais de 2000 anos atrás, um grego chamado Eratóstenes, funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes.
Em 2010, convidamos todas as escolas brasileiras e seus alunos de Ensino Médio a participarem do internacional Projeto Eratóstenes, cujas atividades reproduzirão este experimento de maneira semelhante.
Escolas de diferentes estados brasileiros e de diferentes países trabalharão juntas nesta atividade.
Com grande importância histórica para a Ciência através de Eratóstenes, este experimento também trará uma rica experiência interdisciplinar para professores e alunos de diversos estados brasileiros e de outros países.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Renata parabéns pelo blog e disposição de tornar a Física mais atraente para os aluno.
ResponderExcluirSou professor em Pindamonhangaba-SP (essa cidade existe realmente...tanto que moro nela..rs)
Aproveito esse espaço para te convidar para conhecer o meu blog www.navegandopelouniverso.blogspot.com,na semana passada realizei uma noite astronomica com alunos de 2ª a 3ª série da escola Gbriella Cardoso e fui muito bem recebido.