Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Nem sólido, nem líquido, nem gasoso. O que seria?

Ao bombardear um pedaço de alumínio com um potente aparelho de raios X, cientistas da Universidade de Oxford criaram um novo estado físico da matéria – nem sólido, nem líquido, nem gasoso. É uma espécie de alumínio transparente (foto acima) que durou por menos de um segundo. Os cientistas esperam que isso ajude um dia a explorar a fusão nuclear para produzir energia.

fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI85514-15215,00-FALA+MUNDO.html

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Concepção artística mostra estrela absorvendo matéria do planeta WASP-12b, o mais quente conhecido na Via Láctea

Foto: Nasa/Esa/G. Bacon/Divulgação

O planeta está tão próximo de sua estrela que a temperatura nele passa dos 1,5 mil °C e sua forma lembra uma bola de futebol americano. Com uma massa 40% maior que a de Júpiter, o WASP-12b teve sua atmosfera inchada pela ação do calor e está jogando material na estrela.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ALCANCEI MAIS UM OBJETIVO! REALIZEI O CINEMINHA 3D!

POIS É! CONSEGUI!


NÃO TEM INVEJA, OLHO GRANDE OU QUALQUER OUTRO SENTIMENTO NEGATIVO QUE CONSIGA DERRUBAR A CAPACIDADE E COMPETÊNCIA DE UMA PESSOA, PELO CONTRÁRIO, ELES SE AUTODESTROEM.
E EU, CADA DIA SUBO MAIS UM DEGRAU DE CONQUISTAS E VITÓRIAS, MESMO TENDO DERRUBADO LÁGRIMAS E SUOR PELO CAMINHO. CAMINHO REPLETO DE PEDRAS INÚTEIS, QUE TENTAM APARECER NA TOPADA OU QUEDA DE OUTRAS PESSOAS, QUANDO CONSEGUEM FAZÊ-LAS CAIR.
NO ENTANTO, QUANDO NÃO DERRUBAM, FICAM PARA TRAS, APENAS SE LAMENTANDO DA VIDA E ESPERANDO O PRÓXIMO PASSAR PARA TENTAR DERRUBAR NOVAMENTE.

Você procurando respostas olhando pro espaço
e eu tão ocupada vivendo...
Eu não me pergunto,
Eu faço!


 *****

Quando estiver em dificuldade
E pensar em desistir,
Lembre-se dos obstáculos
Que já superou.
OLHE PARA TRÁS.

Se tropeçar e cair,
levante,
Não fique prostrado,
Esqueça o passado.
OLHE PARA FRENTE.

Ao sentir-se orgulhoso,
Por alguma realização pessoal,
Sonde suas motivações.
OLHE PARA DENTRO.

Antes que o egoísmo o domine,
Enquanto seu coração é sensível,
Socorra aos que o cercam.
OLHE PARA OS LADOS.

Na escalada rumo às altas posições
No afã de concretizar seus sonhos,
Observe se não está pisando EM ALGUEM
OLHE PARA BAIXO.

Em todos os momentos da vida,
Seja qual for sua atividade,
Busque a aprovação de Deus!
OLHE PARA CIMA.

"Nunca se afaste de seus sonhos,
pois se eles se forem,
você continuara vivendo,
mas terá deixado de existir"

CINEMINHA 3D - VALEU A PENA ÊÊ!

SÓ TENHO A AGRADECER A TODOS OS 120 ALUNOS QUE PARTICIPARAM DESSE EVENTO!

ESPERO QUE TENHAM CURTIDO MUITO!





MEU PONTO DE APOIO QUANDO PERDI O EQUILÍBRIO!


EM BREVE MAIS FOTOS!

sábado, 1 de maio de 2010

Cine aula - Cineminha 3D

Atenção Alunos do Geração Colégio e Curso...(8° Ano EF à 3ª Série EM)



Cine aula
Dia: 11.05.2010
Cinema: 3D do Shopping Guararapes
Filme: Alice no país das maravilhas
Horário de saída da escola: 13:30( PONTUALMENTE)
Horário da sessão do filme: 16h
Horário de chegada na escola: (*previsto: 20h)

Todos os alunos que participarem do Cine aula receberão um questionário, onde terão que entregá-lo(respondido) no dia 15.05.2010. Esse questionário valerá de 0 a 10 pontos(referente ao trabalho da 2ª unidade) das seguintes disciplinas:


MATEMÁTICA
FÍSICA
PORTUGUÊS
INGLÊS
REDAÇÃO
SOCIEDADE E CULTURA
GEOGRAFIA

**QUÍMICA
**BIOLOGIA
** a confirmar essas disciplinas**


Os alunos menores de 18 anos devem trazer autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Observação importante:
 A sala 3D do shopping guararapes possui apenas 140 óculos disponíveis, logo, estão previstas 128 vagas para os alunos, portanto, garantirão a ida para o passeio os 128 primeiros alunos que pagarem a taxa.


Não deixem para última hora!

Relembrando: Último cine aula (29.05.2009) Shopping Boa Vista - Filme: anjos e demônios

Professores Responsáveis:
Renata Alexsandra
Evandro Vieira

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Discos de estrelas "alimentaria" buracos negros

    
 No canto direito superior, imagem ampliada do centro da galáxia de Andrômeda mostra o que parece ser um disco de estrelas azuis próximo a um buraco negro. No canto inferior direito, uma simulação do disco junto ao buraco negro



Foto: Nasa/ESA/T. Lauer/Divulgação

  
Um dos grandes mistérios da ciência pode estar próximo de uma explicação. Por anos os cientistas estão intrigados sobre como os buracos negros supermassivos conseguem matéria suficiente para atingirem seus tamanhos. A resposta pode estar em um disco de estrelas encontrado próximo ao centro da galáxia de Andrômeda, um fenômeno que pode ser mais comum do que se pensava. As informações são da New Cientist.


Buracos negros que tem massas milhões ou até bilhões de vezes maiores que a do Sol ficam no centro de galáxias, inclusive na nossa. Esses buracos foram "engordados" por gigantescos amontoados de gás, mas os astrônomos não sabem como esse gás fazia a última parte da migração, um caminho por dezenas ou centenas de anos-luz, para ser "comido".

Os astrônomos Philip Hopkins e Eliot Quataert da Universidade de Berkeley, no Estado americano da Califórnia, sugerem que a formação de um disco de estrelas facilita o curso do gás, formando um caminho pela espiral até o buraco negro.

De acordo com simulações dos cientistas, quando há gás suficiente para a formação de um amontoado de estrelas orbitando um buraco negro, essas estruturas se alinham em forma de um disco elíptico que pode se estender por dezenas de anos-luz do centro da galáxia.

ssa estrutura oval acaba por atrair gás, criando diversos fluxos. O gás perde força ao longo do processo e, finalmente, acaba por ser "engolido" pelo buraco negro. Dessa forma, os buracos negros poderiam consumir 10 vezes a massa do Sol por ano, segundo os cientistas. Os pesquisadores ainda dizem que no auge da "gula" dos buracos negros, há 10 bilhões de anos, essa maneira seria suficiente para alimentar esses gordões do espaço.

domingo, 25 de abril de 2010

Sonda da NASA envia imagens inéditas do Sol

A sonda da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, lançada para estudar o Sol, enviou as primeiras imagens do astro. Chamada de Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), a nave enviou imagens de explosões gigantescas e grandes arcos de gases. A alta resolução das imagens enviadas pela sonda deve ajudar os cientistas a compreender a atividade solar e o impacto desta atividade na Terra.




O SDO foi lançado do Cabo Canaveral em fevereiro de 2010, custou US$ 800 milhões e deve operar até pelo menos os próximos cinco anos. Os pesquisadores esperam que, com este prazo de funcionamento da sonda, eles consigam prever o comportamento do Sol da mesma forma que meteorologistas conseguem prever o clima da Terra.



A atividade solar tem uma influência profunda na Terra. Grandes erupções de partículas carregadas e a emissão de radiação intensa podem interferir no funcionamento de satélites, sistemas de comunicação além de significar um risco à saúde de astronautas.


Dínamo solar



Os instrumentos do SDO operam em comprimentos de onda diferentes, com isso os cientistas poderão estudar a atmosfera do Sol em camadas. Mas, o grande desafio para a sonda será analisar o funcionamento do dínamo solar, uma profunda rede de correntes de plasma que geram o campo magnético do Sol. É este dínamo que, em última análise, é o responsável por todas as formas de atividade solar, desde as explosões na atmosfera do Sol até as áreas da estrela relativamente mais frias, chamadas também de manchas solares.
 
imagem de explosões gigantescas e de grandes arcos de gases ( foto: AP)



imagem mostra radiação ultravioleta do sol